[RESENHA] Um ano Inesquecível | Babi Dewet, Bruna Vieira, Paula Pimenta e Thalita Rebouças

20:43:00


Blog Mera Confusão



Título: Um ano inesquecível
Autoras: Babi Dewet, Bruna Vieira, Paula Pimenta e Thalita Rebouças
Editora: Gutenberg
Páginas: 400
Gênero: Contos, Romance

Sinopse: Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas… E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar.

Desde que ouvi dizer que as quatro autoras que compuseram este livro iriam se juntar a mais ou menos um ano atrás, fiquei realmente empolgada, afinal, são autoras realmente talentosas. Mas já adianto que falarei do que senti com o livro em si, levando em consideração apenas minha visão pessoal e não meu sentimento de admiração as autoras, okay?

O livro é dividido em quatro contos que se passam durante cada estação do ano, ou seja, temos uma história aconchegante de inverno, uma cheia de sentimentos como no outono, uma doce como a primavera e uma arrebatadora como no verão.

Enquanto a neve cair, Paula Pimenta: Este é o primeiro conto do livro, onde conhecemos Mabel uma garota de 14 anos que é obrigada pelos pais a ir para o chile em uma viagem com eles e seu irmão mais novo, quando na verdade a garota queria apenas ir para o sítio de uma das suas melhores amigas onde teria a real oportunidade de ficar com o carinha de quem era a fim a um bom tempo, e nutria um amor digamos assim, cego! Mas como nem tudo acontece do jeito que queremos Mabel acaba embarcando contra sua vontade e enfim chega ao Valle Nevado onde surpresas e amadurecimento fazem nossa protagonista perceber que mesmo diante de um lugar tão frio há pessoas que trazem o calor nos próprios corações. E assim ela conhece Ben, que no primeiro momento é odiado por Mabel o garoto ruivo, como um Wesley, acaba depois de um bom tempo e várias confusões mostrando a ela a beleza no cinza do inverno.

Confesso que a protagonista me deu nos nervos, primeiro por reclamar de uma viagem perfeita, P-E-R-F-E-I-T-A quem não quer conhecer a neve Brasil? Segundo por ser do tipo "Se eu não estou feliz, vou fazer de tudo pra ninguém ficar também" Mas graças a Deus e a mãe dela também isso passa com o tempo e Mabel se torna uma pessoa incrivelmente suportável. E é bom ver como uma pessoa pode amadurecer com a oportunidades que a vida trás!

O som dos sentimentos, Babi Dewet: Nessa história de outono somos apresentados a João Paulo um estudante de música e Anna Julia que acaba de começar um estágio que seu pai arranjou em um escritório de advocacia de um amigo. Enquanto João respira música, Anna Julia odeia e não entende por que as outras pessoas acham tanta graça em melodias e letras ao ponto de mudarem o humor de quem as ouve ou quando as pessoas começam a cantar a música dos Los Hermanos logo depois de dizer o seu nome, mas, um encontro inusitado pode mostrar aos dois que os opostos realmente se atraem!

Deixo claro aqui para a posteridade que esse foi o meu conto preferido, o modo de escrever da Babi é de uma sensibilidade, que chega a ser assustador como ela consegue capitar a beleza nas pequenas coisas fazendo-as se transformar em coisas extraordinárias. Não é atoa que depois de ler o livro simplesmente me apaixonei por chuva e o outono como um todo, obrigado por isso Babi! Ah... Posso estar enganada mas, como é nítido os traços de doramas nesse conto, isso me fez amar ainda mais!

Matemática das flores, Bruna Vieira: Jasmine está no último ano do colégio, mas por causa de suas notas em matemática a garota corre um grande risco de perder o ano e não se formar. Desesperada a mãe da garota acaba aceitando pela filha a ajuda do professor de Jasmine, para que o mesmo lhe dê aulas de reforço até a prova final, o que não agrada nem um pouco a garota. No primeiro dia de aulas Jasmine recebe a noticia de que seu professor não poderá cumprir com o combinado, mas para não deixá-la na mão ele convoca Davi, um dos estudantes da faculdade, que funciona a noite na escola de Jasmine, para que ele a ensine até as provas finais em seu Lugar, e é assim que ela descobre o que os números tem de melhor!

Primeiramente parabéns a Bruna por ter criado uma personagem tão forte, e principalmente por ter dado a Jasmine uma aparência tão fora dos padrões que estamos acostumados sempre. Representatividade seria uma ótima palavra para descrevê-lo. E segundo, como me vi nessa personagem uma garota que odeia números, mas ama desenhos e quer ser uma designer, queria ser amiga dessa Jasmine viu!

Amor de Carnaval, Talita Rebouças: Inha, Kaká e Tati são três amigas inseparáveis desde sempre. Tati é louca para ser famosa, para ela ser notícia é o mais importante mesmo que a noticia digamos assim seja bem "Meia boca". Kaká depois de ser trocada por um cavalo (sim, um cavalo) pelo ex-namorado, colocou na cabeça que a única pessoa com quem iria se relacionar era um príncipe de sangue azul. Inha a mais normal de todas, foi deixada e trocada por outra pelo namorado, quando seu único sonho era viver um amor igual de cinema. Quando o irmão de Tati, começa um relacionamento com a cantora de funk mais badalada do momento, a garota já enxerga uma oportunidade de realizar seu sonho, então durante o carnaval faz com que o irmão ajude ela e as duas amigas a entrarem em um dos camarotes mais badalados onde só ricos e famosos frequentam, e é neste clima de festa que Inha finalmente pode encontrar seu grande amor de cinema, mas será que o amor realmente existe no carnaval?

Preciso falar duas coisas deste conto,foi com certeza o conto com personagens mais diferentes entre si e isso deu um ar bem real pra história e também um conto que mostrou claramente o valor da amizade, foi lindo a mescla do começo e do final das garotas (só lendo para entender). Também queria dizer que foi a primeira vez que li algo da Talita e a narrativa animada dela é realmente muito verão haha.

Autoras de um ano inesquecível
Talita, Bruna, Babi, Paula
Bom, Com certeza é um livro que vale a pena ser lido. Os personagens são cativantes cada qual a sua maneira, queria muito saber mais sobre cada um deles, como a vida continuou, se os planos deram certo e se o que era incerto se concretizou. Então aqui fica minha dica, leiam e também amem este livro maravilhoso! Deixo também meus parabéns as quatro autoras, vocês fizeram um ótimo trabalho, meninas!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Deve ser um livro muito legal, ainda mais tendo a Talita e a Bruna! Adooorei a resenha.
    bjuxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir