[RESENHA] Um ano Inesquecível | Babi Dewet, Bruna Vieira, Paula Pimenta e Thalita Rebouças
20:43:00Título: Um ano inesquecível
Autoras: Babi Dewet, Bruna Vieira, Paula Pimenta e Thalita Rebouças
Editora: Gutenberg
Páginas: 400
Gênero: Contos, Romance
Sinopse: Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos na adolescência. Os primeiros amores, os encontros, as festas, as viagens, as surpresas… E são sempre os instantes inesperados que transformam um dia comum em uma lembrança especial, daquelas que nunca deixarão de nos acompanhar.
O livro é dividido em quatro contos que se passam durante cada estação do ano, ou seja, temos uma história aconchegante de inverno, uma cheia de sentimentos como no outono, uma doce como a primavera e uma arrebatadora como no verão.
Enquanto a neve cair, Paula Pimenta: Este é o primeiro conto do livro, onde conhecemos Mabel uma garota de 14 anos que é obrigada pelos pais a ir para o chile em uma viagem com eles e seu irmão mais novo, quando na verdade a garota queria apenas ir para o sítio de uma das suas melhores amigas onde teria a real oportunidade de ficar com o carinha de quem era a fim a um bom tempo, e nutria um amor digamos assim, cego! Mas como nem tudo acontece do jeito que queremos Mabel acaba embarcando contra sua vontade e enfim chega ao Valle Nevado onde surpresas e amadurecimento fazem nossa protagonista perceber que mesmo diante de um lugar tão frio há pessoas que trazem o calor nos próprios corações. E assim ela conhece Ben, que no primeiro momento é odiado por Mabel o garoto ruivo, como um Wesley, acaba depois de um bom tempo e várias confusões mostrando a ela a beleza no cinza do inverno.
Confesso que a protagonista me deu nos nervos, primeiro por reclamar de uma viagem perfeita, P-E-R-F-E-I-T-A quem não quer conhecer a neve Brasil? Segundo por ser do tipo "Se eu não estou feliz, vou fazer de tudo pra ninguém ficar também" Mas graças a Deus e a mãe dela também isso passa com o tempo e Mabel se torna uma pessoa incrivelmente suportável. E é bom ver como uma pessoa pode amadurecer com a oportunidades que a vida trás!
O som dos sentimentos, Babi Dewet: Nessa história de outono somos apresentados a João Paulo um estudante de música e Anna Julia que acaba de começar um estágio que seu pai arranjou em um escritório de advocacia de um amigo. Enquanto João respira música, Anna Julia odeia e não entende por que as outras pessoas acham tanta graça em melodias e letras ao ponto de mudarem o humor de quem as ouve ou quando as pessoas começam a cantar a música dos Los Hermanos logo depois de dizer o seu nome, mas, um encontro inusitado pode mostrar aos dois que os opostos realmente se atraem!
Deixo claro aqui para a posteridade que esse foi o meu conto preferido, o modo de escrever da Babi é de uma sensibilidade, que chega a ser assustador como ela consegue capitar a beleza nas pequenas coisas fazendo-as se transformar em coisas extraordinárias. Não é atoa que depois de ler o livro simplesmente me apaixonei por chuva e o outono como um todo, obrigado por isso Babi! Ah... Posso estar enganada mas, como é nítido os traços de doramas nesse conto, isso me fez amar ainda mais!
Matemática das flores, Bruna Vieira: Jasmine está no último ano do colégio, mas por causa de suas notas em matemática a garota corre um grande risco de perder o ano e não se formar. Desesperada a mãe da garota acaba aceitando pela filha a ajuda do professor de Jasmine, para que o mesmo lhe dê aulas de reforço até a prova final, o que não agrada nem um pouco a garota. No primeiro dia de aulas Jasmine recebe a noticia de que seu professor não poderá cumprir com o combinado, mas para não deixá-la na mão ele convoca Davi, um dos estudantes da faculdade, que funciona a noite na escola de Jasmine, para que ele a ensine até as provas finais em seu Lugar, e é assim que ela descobre o que os números tem de melhor!
Primeiramente parabéns a Bruna por ter criado uma personagem tão forte, e principalmente por ter dado a Jasmine uma aparência tão fora dos padrões que estamos acostumados sempre. Representatividade seria uma ótima palavra para descrevê-lo. E segundo, como me vi nessa personagem uma garota que odeia números, mas ama desenhos e quer ser uma designer, queria ser amiga dessa Jasmine viu!
Amor de Carnaval, Talita Rebouças: Inha, Kaká e Tati são três amigas inseparáveis desde sempre. Tati é louca para ser famosa, para ela ser notícia é o mais importante mesmo que a noticia digamos assim seja bem "Meia boca". Kaká depois de ser trocada por um cavalo (sim, um cavalo) pelo ex-namorado, colocou na cabeça que a única pessoa com quem iria se relacionar era um príncipe de sangue azul. Inha a mais normal de todas, foi deixada e trocada por outra pelo namorado, quando seu único sonho era viver um amor igual de cinema. Quando o irmão de Tati, começa um relacionamento com a cantora de funk mais badalada do momento, a garota já enxerga uma oportunidade de realizar seu sonho, então durante o carnaval faz com que o irmão ajude ela e as duas amigas a entrarem em um dos camarotes mais badalados onde só ricos e famosos frequentam, e é neste clima de festa que Inha finalmente pode encontrar seu grande amor de cinema, mas será que o amor realmente existe no carnaval?
Preciso falar duas coisas deste conto,foi com certeza o conto com personagens mais diferentes entre si e isso deu um ar bem real pra história e também um conto que mostrou claramente o valor da amizade, foi lindo a mescla do começo e do final das garotas (só lendo para entender). Também queria dizer que foi a primeira vez que li algo da Talita e a narrativa animada dela é realmente muito verão haha.
Talita, Bruna, Babi, Paula |
2 comentários
Deve ser um livro muito legal, ainda mais tendo a Talita e a Bruna! Adooorei a resenha.
ResponderExcluirbjuxxx
www.taayvargas.com
Siiim, é incrível e vale muito a pena conferir! Bjs Taay.
Excluir